domingo, 13 de fevereiro de 2011

Um pouco de Chanel


Sempre fui admiradora da história e do trabalho de Chanel. Sempre acompanho os desfiles de grife e presto atenção em tudo que veja sobre o assunto. Por isso vou compartilhar uma matério do UseFashion Journal de Fevereiro.

"90 anos do Chanel nº5"
Mademoseille Coco Chanel foi uma mulher a frente de seu tempo. Considerada um dos maiores exponenciais da moda, soube como ninguém, eternizar seus clássicos. Foi o que aconteceu com alguns ícones como o Pretinho Básico, o Scarpin Bicolor, a Bolsa 2.55 e, claro, o Chanel Nº5, o mais célebre dos perfumes.
Captando as necessidades de uma época, a estilista sentiu que faltava feminilidade no período pós-guerra. Foi então que, em 1921, pediu para que o perfumista francês, Ernest Beaux criasse uma fragrância com CHEIRO DE MULHER. Para tanto, foram exigidos os mais sofisticados componentes, a fim de fazer concorrência com outros perfumes daquele período. Chanel lhe encomendou seis amostras, sendo a Nº 5 a escolhida, e por esse motivo, o nome dado para o rótulo do perfume.
Inicialmente, o Chanel Nº 5 virou presente para as principais clientes de sua butique, em Paris, tornando-se também o cheiro oficial da loja. dentro do frasco de inspiração Art Decó, havia uma fórmula composta principalmente por notas de rosas, ylang ylang, jasmim e sândalo. Há quem diga, inclusive, que não exista outro perfume com tamanha concentração de jasmim. Para manter a fidelidade da fragrância, a flor é cultivada pelas mesmas famílias de floricultores desde a sua origem.
Com a fama do Chanel Nº5, Coco Chanel foi questionada sobre onde o perfume deveria ser passado. Enfática, ela respondeu: Passe-o onde quiser ser beijada.
Sendo o 1º perfume sintético a levar o nome de um criador de moda, com o passar de quase um século de existência, apenas três perfumistas foram responsáveis pela manipulação e controle do perfume: Ernest Beaux, Robert e Jacque Polge. Porém, os ingredientes nunca mudaram. São os mesmos utilizados na atualidade.
No ano de 1951, a atriz Marilyn Monroe declarou em uma entrevista que usava ao dormir apenas algumas gotinhas de Chanel Nº5, fazendo com que o perfume também invadisse o imaginário masculino. Já nos anos 1960, a fragrância se tornou ícone pop ao ser representada em uma obra artística de Andy Warhol.
As modificações que ocorreram com o passar dos anos são em termos de tamanho e forma do frasco, como a opção em spray, além das séries eau de toilette, eau de parfum, e atá uma eau de prèmiere, que é uma versão mais fresca.
Dentre as campanhas publicitárias, já figuraram personalidades de estilo clássico e elegante, como Catherine Deneuve e Nicole Kidman, e atualmente, Audrey Tautou.
Por fim, vale citar que a parceria entre o perfumista Beaux e a estilista ainda rendeu o perfume Chanel Nº22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário