domingo, 3 de julho de 2011

Made in China!

É indiscutível que a China é uma superpotência. Consegue produzir matéria prima e produto acabado just in time, com preço super competitivo e distribuir para todo o mundo. Já existem até marcas que outros lugares do mundo que fecharam suas fábricas e entregaram seu know how e sua produção toda nas mãos dos chineses. Custa menos e lucra mais.
A maioria dos tecidos que transitam na moda brasileira, importados da China.
Fala-se até que assim que acontece um desfile ou uma semana de moda, os chineses lançam no mar navios lotados de mão de obra semi-escrava e quando volta, já produziu as melhores cópias do mercado com os melhores preços.
Existe alguma coisa errada nisso? Qual é o problema comprar da China e pagar mais barato?
NENHUM! Se não fossem as artimanhas e maracutaias para driblar impostos e entrar no país de maneira clandestina.
Essa semana esse assunto me bombardeou: ouvi na CBN uma reportagem falando sobre esse assunto e me chamou muito a atenção. Os produtos chineses estão entrando no Brasil através de outros países com documentação alterada. Por que? Porque produtos de outros países pagam menos para entrar no Brasil. Uma professora e amiga Heloísa Santos comentou que na Francal, maior feira de calçados do país, tinham expositores com produto chinês.
Quem ganha com isso?
NINGUÉM, aliás só o governo chinês.
O consumidor não ganha, o Brasil não ganha e o produtor Nacional perde muito.
Várias tecelagens nacionais já fecharam pois não conseguiram competir com o produto chinês, se isso continuar assim, as fábricas e confecções de roupas e calçados também irão fechar. Vai rolar desemprego, e Brasil vai perder, pois a indústria da moda é importante para a economia nacional, e o consumidor perde, pois terá como opção o produto de marcas importadas produzidos na China que continuam com seus preços altos de sempre ou as cópias chinesas, e o brasileiro perderá sua identidade que vem de sua criatividade.
O que podemos fazer? Cobrar do governo mais atitude, e não apenas "apuração dos fatos" e sim, um pouco drástico mais necessário. Quando vc entrar em lojas, principalmente multimarcas, olhe nas etiquetas de composição das roupas e nos solados dos calçados, e se tiver escrito MADE IN CHINA, ou IMPORTADO DA CHINA POR.... NÃO COMPRE. Acredite! NÃO COMPRE!
Radical, revoltada, pode até ser, mas antes de tudo, preocupada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário