quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como começou a moda?

Você já se perguntou qual a origem da moda? Como tudo isso começou?
Sem sobra de dúvida tudo tem uma relação muito direta com as mudanças sofridas pela sociedade durante a história da humanidade.
Durante toda a antiguidade a vestimenta era usada com propósitos diversos, como proteção mecânica e do frio, e adorno. Somente com o enriquecimento da sociedade que a moda começou apresentar características de diferenciação social, pois a burguesia que de um momento pra outro enriqueceu, passou a ter posses. A nobreza passou a precisar lançar mão de recursos variados para se diferenciar então e essa necessidade se refletiu na moda. Exemplos disso são os períodos do Barroco e Rococó.

Devido a essas mudanças na sociedade, foram impressas marcas muito importantes na moda, e se criaram dois movimentos determinantes na moda: o Tricle Down, também conhecido como GOTEJAMENTO, e o Bubble up, também conhecido por EBULIÇÃO.
No Trickle Down ocorre o seguinte: O produto ou idéia inovadora é lançado, as personalidades e celebridades aderem a essa inovação e usam, em seguida, as camadas mais altas da sociedade aderem a essa proposta. A idéia é aprovada pelos formadores de opinião, e graças ao mundo globalizado rapidamente alcanças as grandes massas e são vendidos em lojas âncora como Renner por exemplo, em feras e até em grandes centros comerciais como a 25 de março. Com a massificação do produto, ocorre um desinteresse e declínio desse produto, que sai de moda. Ou seja, nesse fenômeno, a moda se move das camadas mais altas para as mais baixas da sociedade.
Já o Bubble up consiste no movimento oposto. A moda circula das ruas para as grifes famosas. O estilo, comportamento e jeito de se vestir surge primeiro nas ruas, o mercado assimila essa informação que começa a aparecer na mídia, público de vanguarda , que são os formadores de opinião, e assim as versões exclusivas surgem nas grandes lojas.
Esses dois movimentos configuram a famosa Efemeridade da moda.
Por esse motivo, fora do Brasil, os idealizadores de moda pesquisam, se espelham, e buscam inspiração nas ruas, um exemplo muito legal disso é O SARTORIALISTA. Separei algumas imagens que esse gênio captou na rua, sensacionais exemplos de Bubble Up e de Produções maravilhosas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário