sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Conserve bem!!!!

     Poucas são as certezas da vida, mas uma delas é que etiquetas no interior das roupas incomodam muito, e que cedo ou tarde, nossa paciência acaba e cortamos elas fora, mas o que poucas pessoas sabem é que essas etiquetas são obrigatórias por lei, e fiscalizadas pelo INMETRO, para garantir a completa segurança do consumidor.

     Aquelas bordadas que pinicam a nuca da gente fazem parte da lista de exigências e devem ser bordadas e de material sintético, nas roupas produzidas em território nacional. Além disso, as roupas sempre possuem na parte interna, o que chamamos de etiqueta de composição que garantem a procedência do produto e trazem instruções de como deve ser feito o cuidado da peça. São aqueles desenho que ninguém sabe o que significam que as fábricas chamam de modo de lavagem.
     Cada etiqueta deve conter as seguintes informações:

        O tamanho da peça não é uma informação obrigatória na etiqueta de composição, mas obrigatóriamente deve vir afixada no interior da peça, em local visível.
       Cada desenho representa um aspecto que deve ser cuidadosamente observado durante a lavagem de uma peça.


De agora em diante fique bem atento, pois seguir essas regras te garantem maior durabilidades das suas roupas e a segurança no caso de trocas por causa de defeitos decorrentes da lavagem: manchas, encolhimento, etc....


Recomendações para conservar melhor suas roupas

- Roupas brancas ou de cores claras ou firmes devem ser lavadas separadamente das coloridas, para evitar que os corantes destas manchem as claras.

- Procure separar as roupas de acordo com o tipo ou quantidade de sujeira.

- Roupas que soltam muitos fiapos ou roupas muito pequenas devem ser lavadas em separado ou dentro de sacos de tecido apropriados.

- As roupas que precisarem ser lavadas com água quente devem ser separadas de acordo com a temperatura indicada na etiqueta.

- Detergentes em pó em geral não são indicados para lavar roupas de seda. Utilize produtos específicos para roupas delicadas.

- Nunca utilize alvejante ou água sanitária em roupas de lã, seda, couro, poliuretano, lycra-elastano, roupas com detalhes ou totalmente coloridas e em roupas brancas com o símbolo. Sempre que utilizar alvejante em alguma peça, enxágüe muito bem o recipiente utilizado ou o tambor da máquina para evitar que as roupas coloridas da próxima lavagem sejam danificadas.

- Para evitar deformações, não pendure as roupas de tricô ou de lã. 

- Evite secar suas roupas, principalmente as mais claras, sob o sol. Caso não tenham sido bem enxaguadas, resíduos de sabão podem provocar manchas É recomendável que as roupas coloridas e as de lã sejam secas à sombra.

- Cuidado no uso de máquinas secadoras, pois as peças confeccionadas com fibras naturais (algodão e lã, por exemplo) têm grandes chances de encolher.

- Roupas escuras devem preferencialmente ser passadas do avesso. 

- Passe sempre as peças de roupas limpas, pois após o uso, com a utilização de altas temperaturas, sujidade e manchas podem se tornar permanentes.

- Não arranque a etiqueta logo no primeiro uso. Se realmente for necessário tirá-la da peça, guarde-a de forma identificada, para poder proceder adequadamente à sua lavagem e conservação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário