quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Tudo sobre jeans - Parte 4

       Finalmente chegou o dia e o post tão esperado! 
   Que o jeans é básico, indispensável, versátil e tudo de bom, todo mundo já sabe e ninguém discorda. O que pouca gente sabe é como escolher o jeans perfeito para o seu tipo de corpo, mas seus problemas acabaram, e eu vou te ajudar.
     Não se assuste ou fique chateada, e lembre-se, antes de comprar um jeans, experimente muitos, e considere a possibilidade de ajustes, eu por exemplo sempre tenho que ajustar barras e cinturas, e isso não é o fim do mundo!!!!

A calça Bootcut, é aquela calça ajustada nos quadris e coxas (até o joelho) e um pouco ampla nas pernas, até a barra. Esse sempre foi o meu corte de jeans favorito, mas apesar de todas as mulheres poderem usar, ele é um pouco perigoso e arriscado. As altas e magras e as favorecidas com silhueta ampulheta podem usar e abusar, retas e triângulo invertido também lembrando sempre de criar uma cinturinha para corrigir a questão da proporção, mas as  ovais e peras devem tomar muito cuidado, optar em modelagens mais soltas, ou melhor, não muito justas, cores escuras, cinturas altas e preferir usar com a parte de cima (blusa, top camisa...) próxima ao corpo, acinturada e sem ser justa. As baixinhas, para não ficarem achatadas, devem associar esta calça a um salto de médio a nas alturas, e corte inteiros, ou seja, sem recortes horizontais que podem achatar a silhueta. Vai aí uma dica fundamental, a barra desta calça deve ser impecável, pois se ficar comprida você vai ficar com a aparência desleixada, e ninguém que isso. Este tipo de corte é bem básico, portanto independente do que está na moda ou da estação ele está nas vitrines e prateleiras das lojas. 

A barra de uma calça para ser bem feita deve ser marcada criteriosamente. Infelizmente, na maioria dos cortes um comprimento adequado para salto alto vai ficar ruim para rasteiras e sapatilhas, então você deve definir mais ou menos o tipo de calçado que irá usar com a calça e marcar a barra, é claro que exceto as calças que tem alargamento de barra no sentido de comprimento, tipo pantalona, bootcut e flare, a barra pode ser criteriosamente dobrada e ainda compor um look super jovem e moderno.


A Calça Baggy é aquela calça mais ampla por igual em toda a sua extensão, e muitas vezes pode ter pregas na cintura. o gavião, ao contrário da sarouel é ajustado. É um tipo de calça característico dos anos 80, quando reinavam as calças baggy e semi-baggys. O fato é que engorda! Engorda mesmo, então aquelas silhuetas mais amplas na cintura e quadris devem evitar, pois sem sombra de dúvidas, a calça vai criar o efeito e ampliar ainda mais essas áreas. As silhuetas retângulo, ampulheta e triângulo invertido ficam livres para usar e criar look mais formais, chics, femininos ou despojados de acorda com a sua vontade. Agora, se você corre o risco de ficar ainda maior, mas não resiste a uma tendência opte pelas lavagens mais escuras e sem escoriações, rasgados ou desgastes, detalhes que podem chamar a atenção para a área ampliada.



A calça Boyfriend é uma novidade que apareceu cerca de dois anos, primeiro nas ruas e depois nas lojas e como o próprio nome diz, a mulher pegou a calça do namorado, marido, namorido, tico tico no fubá e vestiu. Ficou diferente, moderno, e pegou! Então é uma calça toda mais larguinha, mas com requintes de modernidade, uma cintura mais baixa diferente da baggy que traz dos anos 80 uma cintura mais alta. Também engorda um pouco, mas fica muito bem em mulheres altas e sem bumbum (ampulheta, triângulo invetido e retângulo). Nas mulheres com mais bumbum, a calça fica pegando, entrando e fica muito feio. Como vem do armário masculino, faz bem usar com toques de romantismo e feminilidade, como peças bordadas, em rendas, paetês e tecidos delicados. por causa da modelagem a barra fica um pouco esquisita, então é bom dobrar a barra. as calçados podem ser ankle boot, sapatilhas, scarpins, peep toes, e sandálias de salto. 



A calça Flare é toda ajustada até a altura dos joelhos e bem ampla à partir dos joelhos até a barra, bem ampla mesmo. É a mesma história da boca de sino. As dicas de uso são as mesmas da bootcut com a recomendação de não usar com blusas muito compridas, pois isso achatará a silhueta. Este tipo de calça, forte referência dos anos 70, é o que podemos caracterizar como modismo. Vai e volta de acordo com as tendências da moda, com o mesmo nome, ou nome diferente, então aparece nas vitrines e lojas só de vez em quando. 






 A calça Pantalona é aquela que começa a alargar à partir da cintura forma a silhueta de uma letra A. Quem pode usar são as mulheres ampulheta, retângulo, triângulo invertido, pois essa modelagem se tiver um corte de cintura verdadeira é ideal para esconder as gordurinhas e aumentar o volume das pernas, fica bem em mulheres magrinhas, plus size, altas e com seios grandes. Lembrando da questão da proporção, por aumentar e chamar a atenção para a parte baixa do corpo, é ideal para disfarçar aquelas coisinhas que te desagradam da parte de cima do seu corpo. A mulheres peras, devem ficar longe, bem longe desta modelagem, pois ela vai aumentar ainda mais o seu quadril. Para executar o papel de disfarçar a barriguinha recomendo usar com regatinhas, tops, camisetas sequinhas com decote V por dentro da calça, e nos pés, esqueças sapatilhas e rasteiras, além de achatar e parecer que a pessoa não tem pé, a barra vai ficar arrastando e isso é inaceitável.






 A calça reta como o próprio nome diz, é reta em todo o seu comprimento. É o estilo mais básico de calça jeans, não pode faltar no armário de ninguém, e fica bem com tudo, e com TODOS OS TIPOS DE SILHUETA, então dessa belezinha, todas nós podemos usar e abusar, e a boa notícia que ela está nas vitrines e prateleiras o ano todo.
Sempre bom lembrar de fazer uma barra bem feita e escolher uma lavagem ideal que não aumente o que não deve ou encolha o que já é pequeno. 
A calça sarouel, também é mais larga. Principalmente no quadril e coxas, mas a sua principal característica é altura do gancho, ou gavião que é baixa, bem baixa em algumas, até muito baixa. Dentre os tipos de silhueta, somente as mulheres Pera, aquelas que tem muito quadril devem evitar para não aumentar ainda mais o que já é grande. As mulheres altas, magras e com pernas finas são as mais favorecidas por esse tipo de calça, e as dicas para não pecar no estilo é não usar com peças muito largas na parte de cima do corpo e fugir em alta velocidade de sapatos tipo oxford, o resto, VAI QUE É SUA!! E o mais bacana é que essa calça cria estilo bem despojados e largados, mas pode também construir um visual sofisticado e cheio de estilo, esse é o caso da calça da foto ao lado. 




Last but not least a Skinny, como o próprio nome diz, é toda ajustada, como se fosse uma segunda pele. Dentre as silhuetas que conhecemos todas podem usar e abusar, exceto as mulheres triângulo invertido e retângulo, pois essa modelagem não vai favorecer a proporção do corpo. O cuidado que devemos ter é escolher um modelo e corte que favoreça a cada uma, e quando eu digo isso me refiro a lavagem que dão o efeito de aumentar e diminuir, recortes horizontais que vão achar a silhueta, detalhes como bolsos traseiros que vão interferir no efeito do bumbum, altura da cintura e coisas do tipo. 



     É isso, você já está pronta para sair e comprar a calça jeans perfeita para você, mais não se esqueça de mais algumas dicas:

- para disfarçar a barriga, prefira modelos com elastano, evite cintura baixa, calça muito apertada e lavagens desbotadas, principalmente na região do cós.

- os bolsos traseiros podem ser uma forte ferramenta, então se você quer aumentar o bumbum escolha modelos com bolsos traseiros fartos e trabalhados.

- para disfarçar o quadril prefira lavagens escuras e calças ajustadas ao quadril.

- as baixinhas devem escolher o jeans com cintura alta e ajustada ao corpo. cortes na horizontal deixam ainda mais baixa. 

- barras dobradas e bocas alargadas disfarçam pernas muito compridas. 

- as mulheres com coxas largas devem evitar calças muito justas e com aquelas lavagens desbotada na região das coxas, pois isso aumenta ainda mais, ainda assim prefira calças com corte reto e sem muitos bolsos e detalhes. 

- finalmente porém a mais importante das dicas, não se engane com relação a sua silhueta e lembre-se que ela independe se você está alguns quilinhos acima ou abaixo do peso, pois no quesito estilo, não vale culpar a dieta que não fez resultado. Dê uma olhada honesta no espelho, te veja como você realmente é, e se jogue nas roupas que fazer o melhor para você.  Lembre-se na regra de estilo nº 1, usar uma roupa para o corpo que quer e não para o que tem, pode ser morte súbita. Saia, experimente e se divirta. Ah dúvida entre em contato pela FanPage http://www.facebook.com/EuAmoParisOBlog e poste lá também as suas fotos.  

Para quem já se esqueceu, eu lembro!!!          
Grande beijo!!!!
 

Um comentário: