sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Um Pouco de História da Moda - Prêt-à-Porter

     Como vimos no post anterior, a Alta Costura surgiu em meados do século XIX, e a moda se resumiu a isso, até a Segunda Guerra. Paris e seus estilistas respeitados e renomados reinavam absolutos e ditavam moda para todo o mundo ocidental. Contudo, ao final da Segunda Guerra, em 1945, a Europa vivia o caos da economia, uma crise enorme e até racionamento de matéria prima, e com isso a Alta Costura sentiu "no bolso" a recessão. 
     A Guerra desencadeou no mundo uma mudança de panorama. Uma vez que a França ficou isolada do resto do mundo com a invasão dos nazistas, os estilistas dos outros países do mundo começaram a desenvolver seu próprio olhar sobre a moda. 
     Nos Estados Unidos porém, os estilistas focaram suas novas idéias com o propósito de democratizar a moda, torná-la mais acessível e conquistar um maior mercado consumidor. O olhar artístico trouxe o novo conceito do mix and match, que consiste na mistura de estampas e texturas a um tipo de moda casual, para o dia a dia. E o olhar empreendedor trouxe o conceito do ready to wear (pronto para vestir) , desenvolvendo a produção do vestuário em escala industrial. 


                                        DESFILE CHANNEL - READY TO WEAR
                                                 FALL-WINTER 2012/2013

   Imensamente afetados pela crise Pós Guerra, os estilistas Franceses tomaram conhecimento das inovações americanas e se interessam por essa nova maneira de fazer moda. Como não podia deixar de ser, for até lá conhecer e aprender a produção industrial, e aderiram a essa nova forma de trabalho. Assim, o Ready to Wear se tornou na França, o Pret a Porter. Uma vez trabalhando com o Pret a Porter os estilistas incorporaram suas idéias e suas criações a esse tipo de mercado, que tem moldes mais parecidos com o que conhecemos hoje. 

     Gostou? Em breve posts sobre grandes estilistas da história. Não perca!
     Beijo e até já! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário